A Clínica SEU dispõe de novo equipamento de ultrassom com ELASTOGRAFIA POR ONDAS DE CISALHAMENTO (SHEARE-WAVE).
Esta técnica inovadora da ultrassonografia pode avaliar a gravidade das doenças do fígado, também utilizada na diferenciação dos tumores malignos e benignos da mama, tireoide, próstata e diversas lesões superficiais.
A elastografia realizada pelo ultrassom, tem o propósito de evitar muitas biópsias desnecessárias, pois nos informa à rigidez que é alta nas lesões malignas e na fibrose do fígado.
Antes desta nova técnica (SHEARE-WAVE) a elastografia era utilizada apenas no fígado, onde constatamos a fibrose provocada pela hepatite B e C, gordura no fígado, alcoolismo, hemocromatose, intoxicação, dentre outros. Atualmente estendeu seu uso para outros órgãos e estruturas, com o objetivo de caracterizar o risco de malignidade das lesões.
O preparo é semelhante ao empregado na ultrassonografia abdominal convencional, necessitando apenas jejum de 4 horas.
Na tireoide, mama e próstata a elastografia indica o local de maior risco para malignidade, orientando assim onde realizar a biópsia, melhorando o diagnóstico e consequentemente evitando cirurgias desnecessárias.
A ultrassonografia convencional (modo B) associado ao Doppler colorido, e a elastografia constitui o método “TRÍPLICE” melhorando a caracterização das lesões (se maligna ou benigna).